porém com o próximo não poderemos fazer isso, teremos que contratá-lo como porteiro e zelador ao mesmo tempo; como pagar o salário e as contribuições? Que acordo podemos fazer para nos ampararmos legalmente de qualquer querela judicial futura? Obrigada. Fico no aguardo. A sugestão que lhe dou é contratar o próximo empregado com a função “Auxiliar de serviços gerais”, especificando no contrato de trabalhos, quais suas atribuições e funções.

aqui em Recife, é possível que possamos incluir na convenção a possibilidade de incluir o condômino inadimplente no SERASA/SPC? Posso fazer isso a partir do primeiro débito? Ou devo enviar correspondências (quantas) ao condômino?

Sim, você pode incluir na Convenção a possibilidade de encaminhamento a protesto da taxa inadimplida. Quase todos os condomínios que têm atualizado suas convenções conosco, inseriram esta penalidade, o que vem diminuindo a inadimplência. Quanto à possibilidade de já incluir no primeiro débito, é bom que isso ocorra, afinal, é obrigação do condômino pagar, em dia, sua taxa de condominio. A correspondência pode ser enviada, independentemente do encaminhamento a protesto ou não.

Se é norma do condomínio permitir apenas a entrada de veículos devidamente identificados, está correta a síndica em fazer cumprir esta regra. Desta forma, devo inverter a questão: Você entende, portanto, que é impossível ao condomínio ter cadastrado 200 automóveis?????
O vale combustível não substitui o vale transporte. Assim, não pode haver desconto, e ainda, o empregado tem que assinar o “Termo de desistência” caso continue a receber o vale combustível em substituição ao VT.

Na minha opinião, não. Quem deve assinar os cheques, ou melhor dizendo, movimentar a conta-corrente do Condomínio, é quem a convenção assim determine. Geralmente, o síndico e o subsíndico, ou um dos membros do Conselho (veja o que diz a convenção do seu condomínio).

Página 1 de 3

Revista Digital Abril 2021

Dúvidas Recentes

  • (i) multa moratória de 2% sobre o valor do débito e (ii) juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de 1% (um por cento) ao mês . Porém, se o condômino, arbitrariamente e de forma reiterada, não cumpre com suas obrigações de pagamento das cotas de condomínio, estará o mesmo, sujeito às penalidades previstas no art. 1337 do Código Civil que dispõe: A rt. 1337. O condômino, ou possuidor,…
  • Com a escassez de vagas de trabalho nos mais diversificados setores da economia nacional, a informalidade vendo sendo uma das alternativas mais encontradas para o meio de subsistência do trabalhador que se encontra desempregado. Segundo pesquisas, os setores que mais concentram trabalhadores informais são o agrícola, os empregos domésticos, e a construção civil, a qual será destaque deste artigo. Esta alternativa tem-se transformado em farta oferta de mão de obra…
  • O Programa Casa Segura, criado com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes elétricos, dá algumas dicas para evitar que a iluminação natalina seja a causa de acidentes e tragédias.  • Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade. • Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua…
  • Veja aqui os cuidados necessários e como decorar o condomínio para essa data tão especial Não é pelo fato de que teremos um Natal diferenciado, por força das novas normas de segurança impostas pela Covid-19 que não devemos deixar de decorar o Condomínio. Nada é mais simbólico para o mês de dezembro do que a preparação para o Natal. Com ele, vem a tradição de enfeitar os condomínios com luzes…
  • Existem inúmeras administradoras no mercado. E, como em tudo, há as boas e as não muito boas. É importante não se impressionar com o seu tamanho nem com o tempo que atuam. Ser grande ou existir há muito tempo não significa, necessariamente, ser a melhor. Às vezes é o contrário. Uma administradora muito grande não tem condições de cuidar com a devida atenção de um condomínio e também pode não…
  • Para pagamento de remuneração extra ao síndico e às administradoras é exigida a aprovação dos condôminos. Apesar de não existir vínculo empregatício, sequer relação de trabalho, a maioria das administradoras de condomínios recebe remuneração anual extra e equivalente ao 13º salário. A cobrança da chamada 13 ª taxa não é ilegal, mas costuma ser uma dúvida muito frequente entre síndicos, membros do conselho e moradores. No âmbito das administradoras, essa…
  • E o final do ano chegou e com ele, a pandemia de Covid-19 chega junto e forte. As previsões são assustadoras, a segunda onda está aí e o índice de contaminação e de mortes, em alta, mais uma vez. O momento é de alerta e muito, muito cuidado mesmo. Mas, e as confraternizações de fim de ano? E os momentos de reunião dos amigos do trabalho, da faculdade e até…
  • Proposta orçamentária
    14 Janeiro 2017
    Raíssa Melo   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Condomínio, um ano atrás, foi apresentada a proposta orçamentária e o custo do metro quadrado. Naquela oportunidade um Condômino comunicou aos presentes que uma decisão do STJ concedeu a um apartamento de cobertura que tinha ganhado na justiça o direito de pagar a taxa condominial de forma igualitária e que tinha gerado jurisprudência para os demais. Um ano depois alguns moradores estão questionando a legalidade dessa forma…